quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Taj Mahal


Há monumentos e paisagens que, por mais que estejam presentes em fotos e no imaginário da gente, são ainda mais impressionantes ao vivo. O Taj Mahal é um deles. Belo, imponente, emocionante por todos os ângulos.
É um monumento para se ficar parado, olhando. Em seguida, uns passos para lá, e de novo olhar para ele. Descobrir cada novo ângulo. Depois, tomar fôlego (tanto por causa da beleza cintilante dele quanto por causa do calor indiano) e, de pés descalços e no sentido horário, circular ao redor do cenotáfio.
Cenotáfio: é o mesmo que uma tumba, porém sem restos mortais. Uma tumba simbólica. Pois, embora seja conhecido como o Monumento do Amor, o Taj Mahal é um mausoléu. Mas praticamente nada nele lembra um mausoléu. É tão branco, belo e brilhante, são tantos os detalhes esculpidos e incrustados no mármore! É de tirar o fôlego.
Mesmo depois da visita ao Taj Mahal, ele continua me acompanhando de vez em quando. Pois, de tão imponente, ele é visto facilmente de outros pontos de cidade e, especialmente, do forte de Agra. De repente, entro por um corredor, dobro uma esquina e lá está ele, lembrando que existem, sim, coisas que valem muito a pena serem vistas, degustadas e compartilhadas.

Um comentário:

rejane disse...

Ah... foi exatamente isso que eu quis dizer quando soube que tu estava indo ver o Taj Mahal, e não achava as palavras.. imagino a grandiosidade que não pode ser transmitida por fotos, coisas que só se sente ao ver pessoalmente... E que ficam marcadas na nossa mente e não se consegue descrever pois acho que não existem palavras, e qualquer palavra vai desmerecer a grandiosidade do lugar. Coisa que eu sinto quando estou no Rio e subo ao Cristo Redentor ou ao Pão-de-Açúcar, e quero captar aquelas imagens em minha mente pois são tão maravilhosas que não quero que sejam apagadas, e sei que nenhuma foto vai conseguir transmitir o que estou sentindo... E por coincidência, também é o que eu sinto, quando, de qualquer parte do Rio, vislumbro o Cristo por entre a paisagem... Isso é muito bom, e é o que fica, pois as lembranças das imagens e das sensações são o maior lucro que fica de uma viagem, algo realmente impagável!!!
Beijos, e aproveita muito!!!!!