domingo, 24 de agosto de 2008

Xi'an

Xi'an - a rigor é assim mesmo, com apóstrofe, apesar de que em muitos lugares escrevem sem apóstrofe. Acontece que "Xian" seria um outro ideograma (outra sílaba), enquanto que "Xi'an" deixa claro que se trata de dois ideogramas (duas sílabas) e de uma pronúncia diferente.
Xi'an tem uns 7 milhoes de habitantes, ou seja, metade de Pequim e o equivalente a mais ou menos o Rio de Janeiro inteiro. É a cidade que foi capital da China por mais tempo ("apenas" alguns milhares de anos). A regiao central é cercada por uma bonita muralha (de certa forma, um pedaco da Grande Muralha), embora hoje ela tenha se expandido bastante fora dos muros.
Cheguei ontem à noite e ainda vi muito pouco, mas parece ser bem bonita. Terei pouco tempo aqui (amanhã já vou para Guilin). A atração mais conhecida no Ocidente sao as estátuas dos guerreiros de terracota, para onde vou daqui a pouco. Uma meia dúzia destas estatuas esteve em SP há alguns anos - pois o exército de terracota é literalmente um exército, com milhares de estátuas! Dizem que é impressionante.
Xi'an parece que não tem o brilho de Pequim com toda aquela vanguarda arquitetônica. Isso já era de se esperar. Mas depois eu conto as minhas impressões da cidade.

3 comentários:

rejane disse...

Ah.. que confusão... tu me ligou hoje de manhã, saindo de Pequim, mas pra ti era ontem.... e agora tu está acordando e eu vou dormir rsrsrs
E estou esperando poder ver as fotos de tudo isso que estás contando!!
Beijosssssssssssssssssssss

Renata Teixeira disse...

Lembra que o Biscoito Maria (que encontramos no aeroporto e depois no supermercado) estava exatamente indo conhecer o exército? :-D

Eduardo Trindade disse...

Hahaha! Claro que lembro! Mas… Não é biscoito, é BOLACHA!!!